Diretrizes para Autores
Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, são obrigatórios para a realização da submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Condições para Submissão
No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação às Diretrizes da Revista, de acordo com itens abaixo:
1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
2- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt);
3- O texto está digitado em página A4, fonte Times New, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm;
4- O título do trabalho deve ser curto e direto, direcionado ao leitor em geral e deve estar em português, inglês e espanhol;
5- O resumo deve conter até 250 palavras, descrevendo de forma breve e clara um panorama geral do tema, os principais objetos, o método e os resultados do trabalho. Deve ser traduzido para português, inglês e espanhol;
6- As figuras, tabelas e os quadros, devem ser legíveis e nítidos para o leitor e fornecidos em formato jpg (preto e branco ou colorido). Eles devem ser indicados por numeração sequencial. Se as ilustrações enviadas já foram publicadas, mencionar a fonte;
7- Os artigos devem ser submetidos às normas da ABNT NBR-10520/2002 (Informação e Documentação - Citação - apresentação) e ABNT NBR-6023/2018 (Informação e Documentação - Referência - Elaboração);
8- O Autor é inteiramente responsável pelo conteúdo do trabalho;
9- O trabalho respeita os princípios das boas práticas científicas;
10- Os autores devem indicar o ID do ORCID e link para o Currículo Lattes (para autores brasileiros).
Objetivo e Política Editorial
- Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista e a qualidade dos trabalhos. Alguns dos formatos (Artigos e Ensaios) serão avaliados por pareceristas da área do trabalho após serem aprovados pela comissão editorial;
- A Revista Fatec Guarulhos – Tecnologia & Inovação publicará unicamente trabalhos redigidos em português. Eventualmente, serão aceitos trabalhos em espanhol, nesse caso a avaliação do trabalho e a viabilidade da publicação serão julgados pela comissão editorial;
- Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo a opinião da comissão editorial.
- A revista aceita em fluxo contínuo contribuições nos seguintes formatos: Artigos e Ensaios.
Artigos e Ensaios
Devem ser inéditos, indicar título, resumo entre 100 e 250 palavras, contendo entre 3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula), todos em português, espanhol e inglês. Os trabalhos devem ter entre 5000 e 9.000 palavras, incluídas as referências e notas. Os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer nos textos.
Avaliação
O Artigo ou Ensaio que estiver dentro das normas citadas acima será avaliado pela comissão editorial e, sendo aprovado, seguirá para avaliação de dois/duas pareceristas da área. Caso as avaliações sejam divergentes, a comissão poderá enviar o trabalho para um(a) terceiro(a) parecerista da área.
Passo a Passo Para Submeter os Trabalhos
A submissão dos trabalhos será feita unicamente pelo site. O(a) autor(a) deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor(a), gerar login e senha (http://revista.fatecguarulhos.edu.br/ojs/index.php/ojsdata/about). Ao fazer o login, será direcionado(a) à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].
O processo de submissão divide-se em cinco passos. O(a) autor(a) deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.
Os cinco passos são:
- Início: escolher a Seção (Artigos e Ensaios), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o(a) Editor(a) (opcional).
- Transferência do Manuscrito.Anexar o trabalho (em formato .doc, .docx ou .odt) no site e clicar em Transferir.
- Inclusão de Metadados. Informações sobre os(as) Autores(as), Inclusão de Autor(a) (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.
- Transferência de Documentos Suplementares.Destinado para o envio de quadros, mapas, tabelas, imagens etc., os quais devem ser enviados em arquivos separados; Trabalhos para a seção Quimeras devem ser submetidos neste momento (o texto de apresentação deve ser inserido no passo 2). O termo de autorização da entrevista e traduções deve ser submetido neste momento. Lembre-se que as imagens devem estar digitalizadas com resolução a partir de 300dpi, formato .JPG.
- Confirmação: verificar os passos anteriores e Concluir submissão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.